Por que estudar em uma escola que é referência no esporte?

 

O esporte é tradicionalmente uma atividade considerada positiva na educação de crianças e jovens e sua presença na escola, assim como em projetos que procuram a inclusão, é bastante conhecida e pouco questionada. Disciplina, solidariedade e aprendizado com as derrotas são valores sempre lembrados para destacar a importância das práticas esportivas na formação dos educandos. Um dos espaços privilegiados de realização do esporte são as aulas de Educação Física. Parte dos programas e currículos escolares formais, as aulas dessa disciplina encontram no esporte, via de regra, sua realização mais frequente, mesmo que sejam elas, muitas vezes, uma simplificação do esporte formal.

Outro modelo da presença desportiva nos ambientes escolares é o Esporte Escolar, oferecido a crianças e jovens por meio de aprendizagem e treinamento sistemáticos de uma ou mais modalidades esportivas, inclusive com a pretensão de desempenho em competições. Tratase de projeto em correspondência com a Educação Física Escolar, conforme as dimensões que a disciplina encontra na escola e de acordo com a carga simbólica que o esporte carrega – frequentemente ele é, na cultura escolar, considerado mais organizado e atraente, destinado aos "melhores" e "mais talentosos" alunos, criando a cultura dos “Campeões na Quadra e na Vida”.

É na escola que as culturas de uma sociedade, de forma dinâmica, se reforçam – ainda que eventualmente se fragmentem – não deixando escapar o corpo de forma ilesa. Dito de outra forma, a escola, por meio da Educação Física, mas não somente dela, absorve, interpreta e trabalha concepções e práticas corporais presentes em outros tempos e espaços da sociedade.

No ambiente em questão, o corpo não está em destaque somente nas aulas de Educação Física e no programa de Esporte Escolar. Ele está presente nas aulas de Ciências, Biologia, Física, Química e demais disciplinas que têm no corpo humano um dos conteúdos principais, mas não somente no que diz respeito à grade curricular, e sim por vezes em atividades extraclasses, como palestras, oficinas, escolinhas e seminários que se ocupam em discorrer sobre inúmeros temas
relacionados à saúde e a plenitude corporal.

Na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima a cultura esportiva é amplamente reconhecida no Distrito Federal e no Brasil. Venha fazer parte desse time de campeões, marque um golaço e se matricule no Fátima!