EducaçãoEducação

Escola acolhe o Ícone “Jesus, Mestre da Esperança”.
06 May 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

Um momento de graça e esperança em nossa escola! A Escola recebe, com profunda alegria, o Ícone de Jesus Peregrino – “Jesus, Mestre da Esperança”, sinal vivo de fé que percorre o Brasil levando uma mensagem de união, confiança e renovação espiritual. Integrando o projeto Peregrinação da Esperança, promovido pela ANEC, sua presença entre nós fortalece a comunhão entre escolas e universidades católicas e reafirma nosso compromisso com uma educação integral, que forma o coração, a mente e o espírito à luz dos valores cristãos.

O ícone permanecerá em nossa escola até o dia 12 de maio, proporcionando à comunidade educativa um tempo especial de oração, encontro e interiorização. Que este período seja vivido com intensidade, despertando em cada estudante, educador e família o desejo de cultivar a esperança, a solidariedade e a paz no cotidiano.

Os Muitos Brasis em Uma Só Cidade.
06 May 2026

Escrito por: Janete Carolina Deters

Aconteceu na Escola  a culminância do 1º bimestre, com apresentações dos estudantes sobre o tema “Os brasis de Brasília: uma morada de todos”. O projeto destacou Brasília como um espaço de encontro entre diferentes culturas, histórias e povos.

Organizados em três grupos, os alunos exploraram diferentes perspectivas:
Candangos: resgataram a história da construção de Brasília, valorizando o trabalho e a contribuição dos migrantes por meio de produções artísticas e expressivas.
Os Brasis Culturais: apresentaram a diversidade das regiões brasileiras presentes na capital, com produções audiovisuais sobre costumes, músicas, comidas e tradições.
Regiões Administrativas do DF: investigaram a formação e organização das cidades do Distrito Federal, promovendo pesquisa, diálogo e reflexão.

A proposta pedagógica valorizou a arte, a cultura e o diálogo, incentivando o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos entre diferentes séries e o protagonismo dos estudantes.

O projeto possibilitou compreender Brasília como uma cidade construída pela diversidade, onde diferentes “Brasis” convivem e formam uma identidade coletiva.

NOVO ENSINO MÉDIO

Uma Escola formadora de jovens críticos, protagonistas de sua história e de cidadãos. Aqui se exercita a reflexão, a apropriação e produção de conhecimentos, ao mesmo tempo em que se estabelecem relações fraternais com o próximo, cultivam a dimensão socioemocional e espiritual. Aqui acontece o desenvolvimento integral do estudante possibilitando que o mesmo aprenda, aplique ou produza o conhecimento.  

São desenvolvidas ações pautadas na elaboração de Projetos de Vida, de modo a oferecer condições de aprofundar a identidade pessoal, vocacional e profissional. A metodologia pautada no ensino de qualidade e nas trocas de saberes possibilita ao jovem estudante o multiletramento científico, o pensamento computacional, o domínio das tecnologias e mídias digitais.

Os Itinerários Formativos são oferecidos com base teórica e prática, podendo a juventude realizar escolhas pautadas em sonhos e projetos. Sucesso, autorrealização, vivência de princípios, valores e atitudes definem o jeito de ser, que a saber prima pela formação integral do humano para o pleno exercício da cidadania, para a consciência e as tomadas de decisões.

 Profissionais qualificados: Professores especialistas capazes de aplicar metodologias diferenciadas, realizar abordagens inter/transdisciplinares e transversais.

 Atividades Diferenciadas Desenvolvidas no Currículo: Aulas Interdisciplinares, Ecoliterarte, Mostra Multicultural, Olimpíada do Conhecimento e de Matemática, Concursos de Redação, Laboratórios de Ciências da Natureza, Monitoria, Passeios Culturais, Uso das plataformas Google (Meet, Classroom, Drive, Formulários, etc), Simulados, Material didático atualizado, plataformas de conteúdos (plataforma FTD, estuda.com, etc), Projeto de Vida, Projeto Esporte, Parcerias com Instituições de Ensino Superior para laboratórios em cursos de interesses dos estudantes.

 Itinerários Formativos: Oficinas e projetos educacionais ligados à área de interesse dos jovens com disciplinas e temas atuais, relevantes e práticos. Serviço de apoio vocacional e profissional. Ensino Híbrido e utilização de material diferenciado adequados ao Novo Ensino Médio.

 Blocos eletivos de capacitação profissional: Implementação dos Itinerários Formativos para a introdução do jovem no mercado de trabalho, com Oficinas Técnicas Profissionais e acesso a Plataformas Customizadas, Utilização de Recursos de Multimídias e Lúdicas, Interação Dialógica e Experimentação do Saber e Atendimento Pedagógico Personalizado. Parcerias com IES (Instituições de Ensino Superior) e convênios para o primeiro emprego.

Períodos: Matutino