EducaçãoEducação

RETIRO DE PROFESSORES FORTALECE O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA.
10 June 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

No último sábado, dia 7 de junho, a Escola Fátima promoveu o Retiro de Professores do Itinerário Franciscano 2025, com o tema “Fraternidade e testemunho na escola: inspirando novas relações”. A atividade integra o plano de formação continuada dos educadores, reafirmando o compromisso da instituição com uma educação que vai além da transmissão de conteúdos, formando pessoas integrais e conscientes do seu papel transformador na sociedade.

O retiro foi marcado por momentos significativos de interiorização, espiritualidade, dinâmicas em grupo e reflexão pedagógica. Os professores foram convidados a refletir sobre as virtudes como expressões da graça divina e os vícios como limites humanos que impactam a convivência escolar. Essa abordagem reforça a importância de um olhar atento e empático no ambiente educativo, inspirado pelos valores franciscanos.

Durante a jornada formativa, o grupo assumiu um propósito comum: testemunhar atitudes franciscanas no cotidiano escolar, levando amor onde houver ódio, perdão onde houver ofensa, e união onde houver discórdia. Essa missão reforça a visão de que o professor da Escola Fátima deve ser mais que um agente de ensino — deve tornar-se um referencial ético e humano para seus alunos.

A Escola Fátima entende que a qualificação docente se faz não apenas pelo domínio de saberes pedagógicos e científicos, mas também pela vivência de valores que inspiram novas relações na escola e na sociedade. Este retiro é um marco significativo nesse processo formativo, que reconhece o papel essencial do educador como formador de consciências e promotor da fraternidade.

ENSINO MÉDIO DE EXCELÊNCIA: FORMAÇÃO INTEGRAL COM FOCO EM APRENDIZAGENS E RESULTADOS.
10 June 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima reafirma seu compromisso com a excelência na educação, por meio de ações concretas que valorizam o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio. Como parte dessa proposta pedagógica de alta qualidade, a instituição vem aplicando sistematicamente Simulados Diagnósticos, com o objetivo de mapear as potencialidades e as fragilidades dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento, bem como, prepará-los para o ENEM e o PAS/UNB.

Recentemente, os estudantes participaram de Simulados Interdisciplinares aplicados por meio da plataforma Estuda.com/FTD, abrangendo todas as áreas de Conhecimento. Essa iniciativa visa a preparação consistente dos alunos para os principais vestibulares do país, promovendo o aprimoramento contínuo das competências exigidas nos exames de acesso ao ensino superior.

Além disso, os estudantes também participam do Simulado ENEM/Estuda.com, com o objetivo de prepará-los para as situações reais de prova e desenvolver estratégias eficazes de resolução de questões, gerenciamento do tempo e organização pessoal.

Complementando esse ciclo de avaliações, nota-se que a escola tem participado de várias olimpiadas e concursos, dentre as quais destaca-se a 1ª etapa da OBMEP 2025 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que tem como meta reforçar a importância do raciocínio lógico e da competência matemática no currículo escolar. A participação anual nessa competição nacional fortalece a cultura da valorização do conhecimento e da busca por excelência acadêmica.

Na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, acreditamos que avaliar é mais do que medir resultados: é uma forma de orientar o processo de ensino-aprendizagem, identificando lacunas e potencializando saberes. A partir de uma abordagem pedagógica moderna e centrada no estudante, o Ensino Médio da Escola Fátima se consolida como referência em formação de qualidade, preparando jovens para os desafios da vida acadêmica, profissional e cidadã.

A união entre a arte e a literatura confirma as bases de identidades culturais, as perspectivas de vida expressas nos traços, cores e letras, bem como, acena para a forma como as sociedades se comunicam e se expressam. O projeto encabeçado pelos professores das Linguagens trouxe para os estudantes do Ensino Médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima uma percepção das muitas formas de ser e se manifestar nas muitas sociedades estudadas. As cores expressas nas telas e as explicações dadas em seminários revelou saberes essenciais para compreensão de culturas e povos. Conhecimento adquirido e reproduzido por artistas presentes nas salas de aulas.