EsportesEsportes

Escola  Fátima lança e abençoa novos uniformes esportivos para futsal e vôlei.
01 August 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, referência em educação com valores cristãos, celebrou recentemente o lançamento oficial dos novos uniformes esportivos escolares, voltados para as modalidades de futsal e vôlei.

O novo uniforme foi desenvolvido com foco em identidade visual, conforto e desempenho, alinhando modernidade e funcionalidade ao espírito franciscano que norteia a missão educativa da escola. Com design atualizado, os trajes esportivos fortalecem o sentimento de pertencimento, união e representatividade dos estudantes atletas.

Durante a ocasião, a escola promoveu uma celebração de bênção dos uniformes, destacando a importância da fé e da espiritualidade também no ambiente esportivo. O momento reforçou o compromisso da instituição em formar campeões na quadra e na vida, cultivando valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito e superação.

A cerimônia reuniu os estudantes atletas em um gesto simbólico de envio e missão. Mais do que vestimenta, o novo uniforme simboliza a formação integral dos estudantes, que são incentivados a representar a escola com responsabilidade e orgulho em cada competição, treino ou vivência escolar.

Com essa iniciativa, a Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima reafirma sua proposta de unir excelência acadêmica, formação humana e vivência dos valores e atitudes fraciscanas, promovendo o esporte como ferramenta de educação, transformação e inclusão.

Orgulho Brasileiro: Professora da Nossa Escola é Destaque Mundial no Jiu-Jitsu da IBJJF!
03 June 2025

Escrito por: Janete Carolina Deters

Professora Andressa Guirau, ex-aluna e ginasta, é Vice-Campeã Mundial IBJJF! Uma jornada construída com disciplina, paixão e excelência foi reconhecida no maior palco do jiu-jitsu mundial. Com garra, técnica apurada e uma determinação que inspira, a professora e atleta @dessa_guirau conquistou o 2º lugar no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF – a competição mais prestigiada e desafiadora do planeta.

O torneio, realizado de 29 de maio a 1º de junho, em Long Beach, Califórnia (EUA), reuniu os maiores nomes do jiu-jitsu internacional. Em meio a disputas intensas, Andressa brilhou na categoria peso pluma, faixa preta, e subiu ao pódio entre as melhores do mundo, marcando seu nome na história do esporte.

Mais do que atleta de alto rendimento, Andressa é também professora na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, onde compartilha seu conhecimento e valores com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, lecionando Educação Física e Ginástica Rítmica, além de levar o jiu-jitsu à Educação Infantil e aos Anos Iniciais.

Sua trajetória é exemplo concreto de que foco, esforço e propósito transformam vidas. Ela não apenas treina, ela forma, inspira e educa.
Transformou rotina em performance, desafios em resultados e sonhos em conquistas.

 Essa conquista histórica emociona e orgulha todos que fazem parte da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima,  um ambiente que valoriza o talento, a educação e a formação integral do ser humano.

Parabéns, professora Andressa! Você nos lembra, com sua caminhada, que educar é formar campeões , dentro e fora do tatame.

Esporte

O esporte é tradicionalmente uma atividade considerada positiva na educação de crianças e jovens e sua presença na escola, assim como em projetos que procuram a inclusão, é bastante conhecida e pouco questionada. Disciplina, solidariedade e aprendizado com as derrotas são valores sempre lembrados para destacar a importância das práticas esportivas na formação dos educandos.

Um dos espaços privilegiados de realização do esporte são as aulas de Educação Física. Parte dos programas e currículos escolares formais, as aulas dessa disciplina encontram no esporte, via de regra, sua realização mais frequente, mesmo que sejam elas, muitas vezes, uma simplificação do esporte formal.

Outro modelo da presença desportiva nos ambientes escolares é o Esporte Escolar, oferecido a crianças e jovens por meio de aprendizagem e treinamento sistemáticos de uma ou mais modalidades esportivas, inclusive com a pretensão de desempenho em competições. Tratase de projeto em correspondência com a Educação Física Escolar, conforme as dimensões que a disciplina encontra na escola e de acordo com a carga simbólica que o esporte carrega – frequentemente ele é, na cultura escolar, considerado mais organizado e atraente, destinado aos "melhores" e "mais talentosos" alunos, criando a cultura dos “Campeões na Quadra e na Vida”.

É na escola que as culturas de uma sociedade, de forma dinâmica, se reforçam – ainda que eventualmente se fragmentem – não deixando escapar o corpo de forma ilesa. Dito de outra forma, a escola, por meio da Educação Física, mas não somente dela, absorve, interpreta e trabalha concepções e práticas corporais presentes em outros tempos e espaços da sociedade.

No ambiente em questão, o corpo não está em destaque somente nas aulas de Educação Física e no programa de Esporte Escolar. Ele está presente nas aulas de Ciências, Biologia, Física, Química e demais disciplinas que têm no corpo humano um dos conteúdos principais, mas não somente no que diz respeito à grade curricular, e sim por vezes em atividades extraclasses, como palestras, oficinas, escolinhas e seminários que se ocupam em discorrer sobre inúmeros temas relacionados à saúde e a plenitude corporal.