Ensaios para a Festa Junina unem pesquisa, cultura e protagonismo estudantil. Os ensaios para a tradicional Festa Junina da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima já começaram. Neste ano, o evento tem como tema "Brasília, os nós que nos unem", valorizando a história, a cultura e os vínculos que fortalecem nossa comunidade.
Como parte da proposta pedagógica, cada turma foi desafiada a criar sua própria coreografia, inspirada na temática da festa. Antes da elaboração das apresentações, os estudantes realizaram pesquisas sobre a história de Brasília, suas tradições, identidade cultural e os elementos que simbolizam a união entre as pessoas. Dessa forma, a construção das danças tornou-se uma experiência significativa de aprendizagem, integrando diferentes áreas do conhecimento e estimulando o protagonismo dos estudantes.
Mais do que uma expressão artística, a dança é uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral. Durante esse processo, os alunos aprimoram a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e a criatividade, além de fortalecerem a expressão de sentimentos e emoções.
As atividades também favorecem a convivência, o trabalho em equipe e a cooperação, uma vez que a construção das coreografias exige diálogo, respeito e participação coletiva. Ao mesmo tempo, desenvolvem valores como disciplina, responsabilidade, concentração, autoconfiança e compromisso, competências essenciais para a formação humana e acadêmica.
Na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, cada ensaio representa muito mais do que a preparação para uma apresentação: é uma oportunidade de aprender, criar, compartilhar experiências e fortalecer os laços que nos unem, celebrando a cultura, a educação e os valores franciscanos.